Quarta, 01 de Dezembro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Londrina - PR

Cidades NOTÍCIAS

Londrina: 13 mil famílias aguardam na fila para receber o Auxílio Brasil

Auxílio Brasil

19/11/2021 às 17h42
Por: JAQUELINE PEREIRA VIZACARO Fonte: TEM LONDRINA
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A partir desta semana, as pessoas que estão com o cadastro atualizado no CadÚnico passam a receber o Auxílio Brasil, benefício social que vem substituir o Bolsa Família. Para que os beneficiários saibam como proceder corretamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina está orientando a população.

A atualização cadastral é feita diariamente pela Assistência Social, inclusive com os plantões aos sábados. Os interessados em atualizar os dados, como a incluir um novo membro na família, precisam agendar um horário de atendimento que é feito pelo site da Prefeitura de Londrina e através da Central Telefônica, nos seguintes números (43) 3378-0420, (43) 3378-0425, (43) 3378-0426 ou (43) 3378-0431.

“Atualmente, nossa base cadastral tem 63 mil famílias, sendo que 17.411 delas recebem o benefício social, que antes era o Bolsa Família e, agora, passa a ser o Auxílio Brasil. É importante lembrar que a inscrição no cadastro deve seguir os critérios técnicos e que o recebimento do benefício não se dá de forma automática. Não é porque a família fez o cadastro, que ela receberá automaticamente o benefício”, explicou o gerente.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, desde janeiro de 2019 não ocorrem autorizações para a inclusão de novos beneficiários, o que gera uma fila de espera de 13 mil famílias somente em Londrina. Assim, mesmo feito o cadastro e preenchidos os requisitos, as novas famílias precisam aguardar a liberação do Governo Federal, por meio do sistema da Caixa Econômica Federal, que é a instituição financeira pagadora do benefício.

Auxílio Brasil

Entre os critérios de seleção para o recebimento do Auxílio Brasil estão a renda per capita e a composição familiar (número de integrantes e existência de crianças, jovens e adolescentes). Para se cadastrar é preciso ter em mãos, no dia e horário previamente agendados, os documentos pessoais (RG e CPF), certidões de nascimento, casamento ou divórcio, carteira de trabalho e holerite. O valor médio do benefício é de R$ 450,00, que é pago em todas as lotéricas e agências bancárias da Caixa Econômica Federal. O dinheiro pode ser utilizado para a manutenção das necessidades básicas das crianças, adolescentes e adultos, como com a alimentação e pagamento de contas de luz e água.

Desde ontem (17), as famílias com o final 1 do Número de Inscrição Social (NIS) começaram a recebê-lo. Os beneficiários com número de NIS com final 2 receberão hoje (18), sendo que todos deverão recebê-lo até 30 de novembro, seguindo o calendário de pagamento do Governo Federal.

Aqueles que não receberem o benefício social até o dia 30 de novembro podem procurar ajuda pela Central Telefônica da Assistência Social (números citados acima) ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Londrina - PR Atualizado às 08h48 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 32°

Qui 34°C 18°C
Sex 34°C 18°C
Sáb 33°C 17°C
Dom 33°C 18°C
Seg 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias